GRADUAÇÃO

PAPFE

O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) faz parte da política de permanência da USP. É um programa de benefícios e bolsas oferecido aos alunos de graduação da universidade. O objetivo é diminuir a evasão causadas por dificuldades socioeconômicas, dando para estudantes selecionadas/os as condições necessárias para continuarem seus cursos.
Por isso, a seleção das/os estudantes que participarão do programa é feita por avaliações socioeconômicas.

Os benefícios são:

  • Moradia estudantil (Apoio Moradia)
  • Auxílio Financeiro
  • Auxílio Alimentação
  • Auxílio-Livros
  • Auxílio Manutenção EACH-USP Leste (só para alunas/os da EACH)
  • Auxílio Transporte (só para alunas/os dos campi do interior)

A duração máxima dos benefícios é de 2 anos, durante esse período podem acontecer reavaliações socioeconômicas que confirmem sua continuidade ou suspensão. Caso a/o estudante termine ou abandone sua graduação, faça uma transferência de campus, ou falsifique e omita dados socioeconômicos, os benefícios são suspensos.


Os benefícios são:


vaga gratuita nas moradias estudantis (exceto EACH e campus de Lorena)

Auxílio financeiro mensal no valor de R$ 500,00

Refeições gratuitas nos restaurantes universitários

Créditos mensais no valor de R$ 150,00 (exceto meses
de janeiro e julho)

(apenas para alunos da EACH): Auxílio financeiro mensal no valor de R$ 250,00

(Apenas para alunos dos campi do interior): Auxílio financeiro mensal no valor de R$ 250,00 (exceto meses de janeiro e julho)

 

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Como se inscrever

A inscrição deve ser feita no período informado no edital, pelo Portal de Serviços da USP.  É preciso preencher o formulário e anexar documentos que comprovem a situação socioeconômica afirmada.

Atenção: Estudantes da Escola de Arte Dramática (EAD – ECA) se inscrevem por um formulário específico, que deve ser pedido pelo email papfe@usp.br durante o período de inscrição.

Caso seja selecionado...

O resultado da seleção pode ser acompanhado no Portal de Serviços da USP.

Os benefícios vão ser recebidos a partir da aceitação dos Termos de Compromisso, também pelo Portal de Serviços da USP.  No caso do Auxílio Financeiro, é preciso também cadastrar no Portal uma conta corrente do Banco do Brasil para receber os pagamentos.

Para saber mais, acesse:

INGRESSANTES

SEI - Suporte ao Estudante Ingressante

Imagem: Cecília Bastos/Usp Imagens
Imagem: Cecília Bastos/Usp Imagens

Estudantes ingressantes, que estão no primeiro ano de cursos de graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem receber auxílio financeiro mensal e alimentação totalmente subsidiada desde o primeiro dia de aula. O processo para receber o benefício é feito no momento da matrícula eletrônica, rápido e de forma declaratória.

Atenção: esse suporte é fornecido apenas durante o primeiro ano de curso. Caso a/o estudante continue em situação de vulnerabilidade, deve fazer a inscrição no PAPFE nos anos seguintes.  

FAQ - DÚVIDAS FREQUENTES - PAPFE 2022 - Ingressantes

Alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação da USP,
ingressantes em 2022, que estejam cursando a primeira graduação, inclusive os estudantes  intercambistas e alunos de  transferência externa (não são aceitas
inscrições de alunos já graduados – bacharelado, licenciatura ou  tecnólogo).
Alunos do curso da Escola de Arte Dramática da ECA/USP para realizar
inscrição, entrar em contato com o e- mail papfe@usp.br (informar nome
completo e no USP).
Período de inscrição dos alunos ingressantes, incluindo os alunos da EAD/ECA:
14/02 à 15/04/2022 às 20h00
DICAS IMPORTANTES:
1a) Se tiver dúvidas – sugerimos que envie e-mail para o Serviço Social do seu campus com prazo de  antecedência, para ter tempo para resposta – não deixe para fazer inscrição na última hora.
1b) Todos os alunos podem se inscrever em todos os benefícios/Apoios/Auxílios
oferecidos no seu campus, no entanto, poderá ser contemplado ou não, lembrando que Auxílio Moradia e Auxílio Transporte não são  cumulativos
1c) Não é necessário esperar a confirmação de matricula para fazer inscrição PAPFE, porém é necessário ter acesso ao sistema USP (somente após recebimento do e-mail com no USP).

Não, a inscrição para alunos veteranos encerrou-se em 27/01/2022

Para a inscrição no PAPFE 2022, o candidato deverá preencher o  questionário eletrônico de avaliação socioeconômica (SASe), no qual deve registrar as informações que  correspondam fielmente à sua atual situação socioeconômica, assim como a de sua família. O candidato é integralmente responsável pela
veracidade da informação fornecida.

Os benefícios que compõem o PAPFE são:
o Vaga em moradia estudantil (Apoio Moradia)
o Auxílio Moradia/Financeiro
o Auxílio Alimentação
o Auxílio-Livros
o Auxílio Manutenção EACH-USP Leste (apenas para alunos da
EACH)
o Auxílio Transporte (apenas para alunos dos campi do interior)

As bolsas abaixo também utilizam a pontuação do PAPFE e, aqueles que
quiserem concorrer, devem se inscrever.

o Bolsa AEP – Associação de Engenheiros Politécnicos (somente
para alunos da POLI) – Veja edital próprio no link :
https://www.politecnicos.org.br/ingressantes-2022/

o Bolsa Afinal (somente para alunos de Medicina – São Paulo)
o Casa do Estudante de Medicina – CEM (somente para alunos de
Medicina – São Paulo)

Obs.: Também há a bolsa PUB (Programa Unificado de Bolsas) mas a inscrição não é agora – é em período especifico/posterior.

Não é permitido acumular os benefícios de Auxílio Financeiro e Auxílio Transporte; assim como não é permitido aos alunos que residem ou estejam hospedados em vagas nas moradias estudantis serem  contemplados com a concessão de Auxílio Financeiro ou Auxílio Transporte.
Obs. Nos campi onde há moradia estudantil os alunos se inscrevem em apoio
moradia e o aluno declara a preferência por vaga ou pelo auxílio financeiro.
Não há inscrição em auxílio moradia/financeiro diretamente.

As inscrições deverão ser feitas dentro dos prazos estipulados no Edital, exclusivamente pelo Portal de Serviços Computacionais da USP
(https://portalservicos.usp.br/), inclusive com a anexação de  documentos comprobatórios (preferencialmente em PDF e para cada documento um nome de arquivo) da situação socioeconômica declarada no formulário.

1- Acessar novo portal de serviços computacionais da USP
( https://portalservicos.usp.br/)
2- Graduação
3- Programa de Bolsas
4- PAPFE/SASe
5- Inscrição em bolsas e apoios

– Escolha os benefícios aos quais quer concorrer.
– Os alunos devem preencher o questionário e justificativa, anexar documentos (em PDF e para cada documento um nome de arquivo) e enviar/finalizar a inscrição.

Sempre visualize o protocolo de inscrição, para confirmar que finalizou inscrição.

6. Importante – Recebimento do Auxílio moradia/financeiro ou Auxílio transporte ou Auxílio manutenção.
É necessário/obrigatório ter conta corrente do Banco no Brasil cadastrado no sistema da USP (Portal de serviços computacionais).
Para o pagamento dos auxílios (financeiro, transporte ou  manutenção), você deverá conferir seus dados no sistema USP, icone
Graduação/acompanhamentos/Dados Pessoais (RG, CPF, endereço
residencial, e-mail e telefone). Se necessário, deverá corrigir a(s)
informação(ões). Deverá cadastrar o número de Agência¤ e Conta  Corrente no sistema USP (só poderá ser conta corrente do Banco do Brasil e deverá estar em nome do próprio estudante como primeiro titular). Estudantes que não tiverem conta corrente no Banco do Brasil deverão providenciar. Após concessão do auxílio, caso seja necessária “declaração do Auxílio recebido para
abertura de conta”, a mesma estará disponível no sistema USP, menu Emissão de documentos – Documentos (Escolher no campo Documento a opção Declaração para abertura de conta bancária).
¤ – o sistema não aceita digito para número de agência

É necessário/obrigatório ter conta corrente do Banco no Brasil cadastrado no
sistema da USP (Portal de serviços computacionais).
Para o pagamento dos auxílios (financeiro, transporte ou manutenção), você
deverá conferir seus dados no sistema USP, icone
Graduação/acompanhamentos/Dados Pessoais (RG, CPF, endereço
residencial, e-mail e telefone). Se necessário, deverá corrigir a(s)
informação(ões). Deverá cadastrar o número de Agência¤ e Conta Corrente no
sistema USP (só poderá ser conta corrente do Banco do Brasil e deverá
estar em nome do próprio estudante como primeiro titular). Estudantes que
não tiverem conta corrente no Banco do Brasil deverão providenciar. Após
concessão do auxílio, caso seja necessária “declaração do Auxílio recebido para
abertura de conta”, a mesma estará disponível no sistema USP, menu Emissão
de documentos – Documentos (Escolher no campo Documento a opção
Declaração para abertura de conta bancária).
¤ – o sistema não aceita digito para número de agência

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS – PAPFE 2022

Os documentos listados abaixo deverão ser, obrigatoriamente, anexados ao questionário do SASe. Caso o(a) aluno(a) não disponha de algum desses documentos deverá justificar a ausência, expondo os motivos para a falta de determinado documento.

Dúvidas sobre documentação: enviar e-mail (bem antes do prazo final de
inscrição) para o serviço social do campus onde estuda ou para a Assistente Social responsável pelo seu atendimento.
1. CONTA DE LUZ ATUALIZADA (para comprovação de consumo/despesa e procedência).
A conta deverá ser da unidade  residencial da família e relativa ao mês /ano da inscrição no PAPFE/2022
2. DOCUMENTOS QUE COMPROVEM A ESCOLARIDADE (ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO). CASO TENHA SIDO CONTEMPLADO COM BOLSA DE ESTUDOS, APRESENTAR DECLARAÇÃO COM A
PORCENTAGEM DA BOLSA
3. IPTU DA MORADIA DO ANO EM CURSO (para comprovação de
propriedade)
O imposto deverá ser da unidade residencial da família para comprovação de casa própria; no caso de a moradia ser alugada/república, enviar o comprovante do pagamento de aluguel do mês/ano da inscrição do PAPFE/2022.
Isentos de IPTU – anexar declaração de isenção.
4. CÓPIAS DE DOCUMENTOS DE RENDA MENSAL ATUALIZADO DE
TODAS AS PESSOAS DO NÚCLEO FAMILIAR QUE POSSUEM
RENDA, MESMO QUE INFORMAL OU EVENTUAL (para comprovação
da renda familiar)
Documentos que podem ser aceitos: holeriths/contracheques OU cópia
da Carteira Profissional atualizada (todas as folhas preenchidas) OU
declaração de pró-labore (de contador ou próprio punho ou comprovante de recebimento de pensão alimentícia OU extrato de benefícios do INSS;
para autônomos, declaração de próprio punho constando natureza do
trabalho e média mensal de retirada; renda proveniente de aluguel
(recibos)
5. COMPROVANTE DE DESEMPREGO DAS PESSOAS MAIORES DE
IDADE QUE INTEGRAM O NÚCLEO FAMILIAR, CASO EXISTAM
PESSOAS DESEMPREGADAS (Carteira Profissional, rescisão de
contrato, declaração de próprio punho)
6. COMPROVANTE DE IPVA PAGO OU, PARA CARROS ISENTOS,
DOCUMENTO DO CARRO
7. IMPOSTO DE RENDA DE TODOS OS CONTRIBUINTES DA RENDA
FAMILIAR QUE SEJAM OBRIGADOS A APRESENTAR IR,
ENTREGUE NO ÚLTIMO ANO (para comprovação de endereço de procedência, de renda, de dependentes, de bens móveis e imóveis, de pagamento de escolas, pagamento de planos de saúde e outros)
Cópia completa da última declaração de IR (2020/2021), todas as folhas.
Para Isentos de IR – Acessar link da Receita Federal e emitir a declaração de isenção:
(https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/formularios/declaracoes/dai/view)
IMPORTANTE:
1. Caso o(a) aluno(a) julgue necessário anexar mais documentos que não foram solicitados, poderá anexá-los no ícone “Outros  documentos” no questionário de avaliação socioeconômica. Lembre-se que, quanto mais claras forem as informações e comprovantes  apresentados, mais fidedigna será a avaliação socioeconômica.
A depender das informações  prestadas na inscrição, outros  documentos complementares poderão ser solicitados pela Assistente Social e, no caso
de não atendimento, a avaliação socioeconômica não poderá ser
concretizada e, portanto, a inscrição ficará incompleta
2. O sistema aceita arquivo/anexo com tamanho máximo de 4M.

Não. Serão aceitos somente as informações e documentos digitais submetidos por meio do formulário eletrônico, dentro do prazo previsto no edital.

Não dispondo de algum documento para anexar, o candidato deverá justificar a ausência da comprovação no campo do próprio formulário.
Lembramos que os alunos serão classificados por meio das  informações declaradas no momento do preenchimento do questionário SASe, com posterior avaliação dos documentos comprobatórios da situação socioeconômica. A não comprovação das informações socioeconômicas declaradas acarretará em mudanças na  classificação de prioridade ou mesmo no cancelamento dos benefícios concedidos, sem prejuízo de outras ações administrativas e legais.

Sim, no decorrer do processo de análise, informações e documentações
adicionais poderão ser requisitadas.

As informações e os documentos fornecidos no SASe têm a finalidade exclusiva de avaliação socioeconômica para o processo seletivo de bolsas, auxílios e apoios da Universidade de São Paulo, sendo de acesso restrito e sigiloso.

Leia muito atentamente o Edital PAPFE 2022-Ingressantes
(https://sites.usp.br/sas – ícone: Apoio Estudantil/Graduação).
 Remanescendo dúvidas, entre em contato com a Assistente Social pelo
Clique Social (https://portalservicos.usp.br) ou envie um e-mail (informe seu no USP e nome completo) para o Serviço Social do campus onde estuda, ou ainda, para papfe@usp.br .

E-mails de contato dos Serviços Sociais dos campi USP:

*Serviço Social Butantã e alunos da Escola de Enfermagem, Faculdade de
Saúde Pública e Faculdade de Direito: ssocialsas@usp.br
*Serviço Social Bauru: christinehb@usp.br
*Serviço Social EACH/SP: coseas-each@usp.br
*Serviço Social Faculdade de Medicina/SP: med-apoia@fm.usp.br
*Serviço Social Lorena: papfe@usp.br
*Serviço Social Piracicaba: social.lq@usp.br
*Serviço Social Pirassununga: assistenciasocial-p@usp.br
*Serviço Social Ribeirão Preto: svsocial.pc@usp.br
*Serviço Social São Carlos: social.prefeitura@sc.usp.br

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FAQ - DÚVIDAS FREQUENTES - PAPFE 2022 - Veteranos

Alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação da USP, que estejam cursando a primeira graduação, inclusive os estudantes intercambistas (não são aceitas  inscrições de alunos já graduados – bacharelado, licenciatura ou  tecnólogo). Estudantes da USP matriculados em cursos de graduação que apresentam as modalidades de  bacharelado e licenciatura podem se inscrever mesmo que tenham   concluído uma das modalidades na própria USP, assim como os   estudantes de cursos de Licenciatura que concluíram a primeira  habilitação e que mantenham o vínculo com a USP ao cursar uma nova habilitação do mesmo curso de ingresso. Alunos do curso da Escola de Arte Dramática da ECA/USP para realizar inscrição, entrar em contato com o e-mail papfe@usp.br.

Período de inscrição – 10/01 a 27/01/2022 às 20h00 (esse prazo e horário NÃO serão prorrogados).

Antes de mais nada, acesse o sistema Júpiter (ícone “acompanhamentos/meus
benefícios e bolsas”) ou o Portal de Serviços Computacionais da USP
(https://portalservicos.usp.br) e verifique a “data fim” de seu(s) Auxílio(s).

Se a “data fim” for 30/04/2022, você deve se inscrever no PAPFE
2022.

 Se a “data fim” de algum dos auxílios vigentes for 30/04/2023, não
é necessário fazer nova inscrição, exceto se você usufruir de vaga
em residência estudantil da USP ou se necessitar alterar a concessão vigente. 

Sim. Todos os moradores das residências estudantis da Universidade devem, obrigatoriamente, realizar a inscrição no PAPFE 2022 para a reavaliação anual da vaga, independentemente  da validade dos demais auxílios vigentes. Devem escolher o item: Apoio Moradia – Reavaliação (vaga).
Sempre visualize o protocolo de inscrição, para confirmar que finalizou inscrição.

Não é necessário inscrever-se agora se tem interesse apenas no PUB.
Nesse momento estão abertas apenas inscrições para os auxílios/benefícios do PAPFE. O Programa Unificado de Bolsas – PUB, como o nome já diz, é uma bolsa e não auxílio do PAPFE.
Quando a inscrição para o PUB estiver aberta, o sistema SASe / PAPFE abrirá inscrições novamente e os alunos serão informados por meio do e mail institucional. A inscrição no PAPFE 2022 independe da vigência da bolsa PUB.

Sim. Alunos que queiram concorrer ao Auxílio Livros, a Bolsa Afinal, a bolsa AEP ou qualquer outro auxílio com o qual não tenha sido contemplado em 2021, podem se inscrever no PAPFE 2022. Lembramos que o Auxílio moradia e o Auxílio transporte não podem ser acumulados. Os alunos devem completar o questionário, anexar documentos, preencher justificativa e enviar/finalizar a inscrição. Sempre visualize o protocolo de inscrição, para confirmar que finalizou inscrição.

Sim. Alunos que queiram concorrer apenas em bolsa que utiliza a pontuação do SASe podem se inscrever agora no PAPFE 2022 (exceto PUB cuja inscrição é em outro período, vide item 04). Devem escolher o benefício “Gerar pontuação SASe – processo seletivo interno de Unidade”.
Os alunos devem preencher o questionário, anexar documentos, preencher justificativa e  enviar/finalizar a inscrição.
Sempre visualize o protocolo de inscrição, para confirmar que finalizou inscrição. 

Sim, se você reingressou na USP pelo vestibular, SiSU ou transferência USP, em um campus diferente do curso  interior, precisa se inscrever no PAPFE 2022 – Ingressantes.

Sim, desde que esteja devidamente matriculado em 2022, os benefícios
concedidos no PAPFE 2021 tem data fim 30/04/2023. Em caso de dúvidas
verifique no sistema corporativo/ícone: acompanhamentos/meus benefícios e
bolsas.

Com exceção do Apoio Moradia (vaga em residência estudantil) e do Auxílio
Livro (quando usufruído por 2 anos), todos os seus benefícios serão
automaticamente validados e sincronizados até 2023.

Sim. Se você possui Auxílio Financeiro e deseja pleitear uma vaga em residência estudantil, ou vice-versa, deve se inscrever no PAPFE 2022. A validade de todos os auxílios voltará a ser 30.04.2022 e você concorrerá novamente a todos os auxílios que solicitar.

Verifique no ícone: acompanhamentos/meus benefícios e bolsas a data fim dos
auxílios, se for 30.04.2022 terá que finalizar a inscrição.

Para a inscrição no PAPFE 2022, o candidato deverá preencher o questionário eletrônico de avaliação socioeconômica (SASe), no qual deve registrar as informações que  correspondam fielmente à sua atual situação socioeconômica, assim como a de sua família. O candidato é integralmente responsável pela
veracidade da informação fornecida.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS – PAPFE 2022

Os documentos listados abaixo deverão ser, obrigatoriamente, anexados ao questionário do
SASe. Caso o(a) aluno(a) não disponha de algum desses documentos deverá justificar a ausência, expondo os motivos para a falta de determinado documento.
Dúvidas sobre documentação enviar e-mail para o serviço social do  campus onde estuda ou para a Assistente Social responsável pelo seu atendimento.
1. CONTA DE LUZ ATUALIZADA (para comprovação de  consumo/despesa). A conta deverá ser da unidade residencial da família e relativa ao mês /ano da inscrição
no PAPFE/2022

2. IPTU DA MORADIA DO ANO EM CURSO (para comprovação de propriedade)

O imposto deverá ser da unidade residencial da família para comprovação de casa própria; no caso de a moradia ser alugada/república, enviar o comprovante do pagamento de aluguel do mês/ano da inscrição do PAPFE/2022
3. CÓPIAS DE DOCUMENTOS DE RENDA MENSAL ATUALIZADO DE TODAS AS PESSOAS
DO NÚCLEO FAMILIAR QUE POSSUEM RENDA, MESMO QUE INFORMAL OU EVENTUAL
(para comprovação da renda familiar)
Documentos que podem ser aceitos: holeriths/contracheques OU cópia da Carteira Profissional atualizada (todas as folhas preenchidas) OU declaração de pró-labore (de
contador ou próprio punho ou comprovante de recebimento de pensão alimentícia OU extrato de benefícios do INSS; para autônomos, declaração de próprio punho  constando natureza do trabalho e média mensal de retirada; renda proveniente de aluguel (recibos)
4. IMPOSTO DE RENDA DE TODOS OS COMPONENTES DA FAMILIA QUE DECLARAM IR
(para comprovação de endereço de procedência, de renda, de dependentes, de bens
móveis e imóveis, de pagamento de escolas, pagamento de planos de saúde e outros)
Cópia completa da última declaração de IR (2020/2021), todas as folhas.

IMPORTANTE:
1. Caso o(a) aluno(a) julgue necessário anexar mais documentos que não foram solicitados, poderá anexá-los no ícone “Outros  documentos” no questionário de
avaliação socioeconômica. Lembre-se que, quanto mais claras forem as informações e comprovantes apresentados, mais fidedigna será a avaliação socioeconômica. 
A depender das informações prestadas na inscrição, outros documentos complementares poderão ser solicitados pela Assistente Social e, no caso de não
atendimento, a avaliação  socioeconômica não poderá ser concretizada e, portanto, a inscrição ficará incompleta
2. O sistema aceita arquivo/anexo com tamanho máximo de 4M.

Não. Serão aceitos somente as informações e documentos digitais submetidos por meio do formulário eletrônico, dentro do prazo previsto no edital.

Não dispondo de algum documento para anexar, o candidato deverá justificar a ausência da comprovação no campo do próprio formulário.
Lembramos que os alunos serão classificados por meio das  informações declaradas no momento do preenchimento do questionário SASe, com posterior avaliação dos documentos comprobatórios da situação socioeconômica. A não comprovação das informações  socioeconômicas declaradas  acarretará em mudanças na  classificação de prioridade ou mesmo no cancelamento dos benefícios  concedidos, sem prejuízo de outras ações administrativas e legais. 

Sim, no decorrer do processo de análise, informações e documentações
adicionais poderão ser requisitadas.

As informações e os documentos fornecidos no SASe têm a finalidade
exclusiva de avaliação socioeconômica para o processo seletivo de bolsas,
auxílios e apoios da Universidade de São Paulo, sendo de acesso restrito e
sigiloso.

Leia muito atentamente o Edital PAPFE 2022 ( https://sas.usp.br/wpcontent/uploads/2021/12/editalPAPFE2022Veteranos.pdf )
Remanescendo dúvidas, entre em contato com a Assistente Social pelo
Clique Social (https://portalservicos.usp.br) ou envie um e-mail para
o Serviço Social do campus onde estuda ou ainda, para papfe@usp.br.
E-mails de contato dos Serviços Sociais dos campi USP:
*Serviço Social Butantã e alunos da Escola de Enfermagem, Faculdade de
Saúde Pública e Faculdade de Direito: ssocialsas@usp.br
*Serviço Social Bauru: christinehb@usp.br
*Serviço Social EACH/SP: coseas-each@usp.br
*Serviço Social Faculdade de Medicina/SP: med-apoia@fm.usp.br
*Serviço Social Lorena: papfe@usp.br
*Serviço Social Piracicaba: social.lq@usp.br
*Serviço Social Pirassununga: assistenciasocial-p@usp.br
*Serviço Social Ribeirão Preto: svsocial.pc@usp.br
*Serviço Social São Carlos: social.prefeitura@sc.usp.br